Tema: ORIGEM E DIFERENTES SIGNIFICADOS DO ZERO
Disciplinas envolvidas:
Matemática;
História;
História das Religiões;
Português;
Geografia;
Artes;
Anos envolvidos:
6º Ano do Ensino Fundamental em diante;
Tema central:
A descoberta do número zero e seus diferentes significados.
Temas de apoio:
Sistema Posicional Decimal;
Conjunto dos Números Naturais;
Conjunto dos Números Inteiros;
Conjunto dos Números Reais;
Justificativa:
Descoberta dos vários significados do Zero quando contextualizado nas mais diversificadas áreas de conhecimento e no cotidiano, percebendo também as diferenças de significado próprio por cada aluno. Uma forma interessante e atraente de se trabalhar com números, servindo e ajudando para a introdução do conjunto dos números inteiros e consequentemente dos demais conjuntos numéricos.
O uso da História da Matemática como apoio para desenvolvimento de um conteúdo desperta curiosidade e como consequencia uma maior participação nas tarefas sugeridas, principalmente por não serem trabalhadas de forma tradicional, mas sim na de transformação e construção dos saberes.
Objetivos:
Objetivos gerais:
Levantamento histórico da origem do zero e relatar a origem desse algarismo;
Relatar o surgimento do zero nas civilizações babilônica, maia, chinesa e indiana;
Mostrar a importância da descoberta do zero em um sistema posicional;
Estimular o aluno a entender que a invenção do zero tornou possível uma notação perfeita e coerente dos números;
Auxiliar o aluno a perceber a participação do zero na história, geografia, arte e história das religiões de forma interdisciplinar;
Objetivos específicos:
Saber sua representação nos conjuntos numéricos;
Distinguir os diferentes significados do zero no cotidiano;
Resolver problemas em que o zero e suas propriedades operatórias, dentro dos conjuntos numéricos, aparecem;
Conhecer a origem, a utilização e significação do número zero;
Enfoque pedagógico:
Construtivista e pós-construtivista
Recursos tecnológicos:
Objetos de aprendizagem;
Documentos compartilhados;
Goole Docs para a produção de material por professores, que será disponibilizado aos alunos;
Criação de um Blog para postagem do material textual e fotográfico pesquisado e produzido;
Buscadores de sites e imagens para selecionar material para pesquisa;
Softwares editores de texto;
Slideshare exibição da pesquisa escrita e figuras;
Paint.NET para edição de imagens;
BlogBlogs divulgação do Blog;
Geogebra atividades diferenciadas.
Youtobe para exibição do vídeo produzido;
Timetoast, o Dipity ou Wiseline para a elaboração da linha do tempo;
Definição de papéis:
Alunos:
Levantar hipóteses;
Analisar, organizar e selecionar informações;
Criação, comunicação e expressão (aluno X aluno) e (aluno X professor);
Intuir, refletir e imaginar;
Ser solidário e cooperativo.
Professor:
Apresentação do projeto a equipe escolar;
Desafiador;
Pesquisa inicial e abrangente (suporte);
Orientador técnico (novas tecnologias e ferramentas);
Incentivador de tarefas (ênfase as competências e habilidades);
Coordenador das etapas (controle do cronograma);
Avaliador formativo (durante todo o processo de execução);
Escola:
Divulgação;
Logística (salas, SAI [Sala Ambiente de Informática], biblioteca e material de apoio);
Integração (professores, funcionários, alunos e direção)
Interdisciplinaridade (pessoal envolvido);
Etapas e suas estratégias de realização:
Lançamento do projeto, com a sua leitura e, explicação e esclarecimento de dúvidas;
Sensibilização dos alunos, através de questionamentos, oportunizando a exposição dos conhecimentos prévios que os alunos possuam sobre o tema;
Separação dos alunos em grupos de quatro elementos cada;
Abertura do blog e sua inserção no bloblogs para divulgação;
Escolha de um aluno representante de cada grupo, que será responsável de coordenar as tarefas e também de alimentar o blog com informações escritas, fotográficas e audiovisuais sobre as etapas de elaboração, desenvolvimento e conclusão do trabalho e tarefas realizadas;
Busca leitura e seleção das fontes de informação;
Pesquisa, coleta de dados e anotações das informações selecionadas, no diário de pesquisa no gooogledocs;
Elaboração da linha do tempo dos principais acontecimentos relacionados à origem do zero e do quadro cronológico usando o Timetoast, o Dipity ou Wiseline;
Realização de atividades usando o software Geogebra;
Localização geográfica dos povos egípcios, fenícios, maias, hindus, chineses e babilônicos durante o aparecimento do zero e elaboração de mapas;
Levantamento dos diferentes significados do zero e o seu uso nas artes e literatura dos povos egípcios, fenícios, maias, hindus, chineses e babilônicos;
A apresentação da pesquisa deverá ser feita em Power Point, inseridas no Slideshare para inclusão no blog;
Os materiais audiovisuais que forem preparados deverão ser inseridos no Youtube, para sua inclusão no blog;
Conclusão das tarefas e do trabalho escrito;
Entrega das tarefas e trabalhos escritos para pré-correção via email;
Devolução e comentário dos trabalhos e tarefas para correções via email;
Auto avaliação oralmente;
Avaliação final;
Sites e bibliografia de apoio:
EVES, H.(1995) .Introdução à História da Matemática. Campinas/SP: Ed. Unicamp, Brasil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental. Parametros Curriculares Nacional de Matemática. Brasília/DF. 1997, volume 3.
GUNDLACH, B. H.(1993) Números e Numerais. São Paulo- SP, Editora: Atua
GRUPO: Athena.- Origens do Zero.- http://www.athena.mat.ufrgs.br 15/09/2004.
IFRAH, G. (1989). Os números a história de uma grande invenção. São Paulo: Editora Globo, 3 ed.
KAPLAN, R. (2001). Uma História Natural do Zero. Rio de Janeiro- RJ. Editora Rocco.
MALBA, T.(1981). Os Números que Governam o Mundo. São Paulo- SP. Editora Ediouro.
Coleta de dados:
Pesquisa a sites da web;
Livros didáticos;
Livros paradidáticos;
Seleção do material:
A seleção do material deve ser de forma que se permita a interação e ajude na criação de postagens em respostas às perguntas deixadas, tendo como tema principal "A Origem e Diferentes Significados do Zero" em diversas civilizações e como foco os "Conjuntos Numéricos" e as "Operações com Números Inteiros".
Programação visual:
Vídeos do Youtube;
Material fotográfico obtido durante as aulas;
Figuras e slides;
Meios para a execução:
Salas de aula que serão usadas para: problematização, discussão, interação e orientação;
Organização dos alunos em grupos de trabalho;
Ferramentas da Web 2.0 buscadores de sites e imagens, sites, Youtube,
Biblioteca da escola ou município;
Sala Ambiente de Informática;
Consulta em livros;
MSN para tirar dúvidas e trocar idéias com o professor e entre os grupos.
Avaliação:
Auto-avaliação;
Continua (participação individual do grupo);
Mapas conceituais;
Apresentação do trabalho escrito e tarefas;
Participação significativa nas discussões;
Participação com postagens significativas sobre o tema no Blog.
Cronograma:
1ª semana:
• Apresentação do projeto e formação dos grupos (1 aula);
• Orientação para pesquisas – escolha de material e sites (1 aula);
• Execução do projeto – coleta de dados (2 aulas);
• Execução do projeto – selecionar e organizar as informações encontradas (1 aula);
2ª semana:
• Execução do projeto - realização das tarefas (1 aulas); •Execução das tarefas – Esclarecimentos de dúvidas (1 aula);
• Entrega das tarefas – apresentação das tarefas (3 aulas)
3ª semana:
• Avaliação – auto avaliação entre os componentes do grupo (1 aula);
• Avaliação – avaliação das tarefas e do projeto (2 aulas);
domingo, 7 de junho de 2009
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Muito legal a conclusão do Projeto!!! O Blog está muito bom!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Nanci esse blog ficou muito legal.
ResponderExcluirEu criei um também, mas este ficou realmente muito bom.
Cristiano
Olá!!!
ResponderExcluirMais uma tentativa de postar o link da apresentação de slides!!!
http://docs.google.com/Presentation?id=dgrqkr77_4gjpv8c35
http://docs.google.com/Presentation?id=dgrqkr77_4gjpv8c35
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